sábado, 31 de janeiro de 2009

Ilhas*


A constante mutação do cérebro humano torna o homem capaz de melhorar a vida na terra. Maquinas cada vez mais avançadas, produtos que prometem prolongar a vida, e o melhor de tudo uma qualidade de vida do futuro, mas se o futuro de ontem é hoje, o que adianta buscar um futuro se sempre estaremos atrasados em relação ao cuidado um com o outro e com o meio em que vivemos.

O filme “ A ilha” dirigido por Michael Bay ressalta os principais interesses do homem no uso das ciências biológicas e tecnológicas, todos querem sobreviver a qualquer custo interferindo na ordem natural da vida. Mas o que seria a ilha? Para alguns, seria o sucesso a gloria a vida eterna, mas a ilha também pode ser o penhasco o sacrifício a luta. Um ser criado para não questionar incomodado com a realidade igualitária em é forçado a vive, vê nas asas de um inseto uma realidade que contrapõem tudo que lhe ensinaram ate então, a capacidade de questionar faz de Lincoln Six Echo diferente, um novo mundo foi apresentado a ele, nada utópico, a verdadeira ilha com que ele sempre sonhou.

O livro “O dia do curinga” de Jostein Gaarder, faz uma viagem ao mundo filosófico, através Hans Thomas e da misteriosa ilha onde habitam cartas de baralho em um grande jogo de paciência, sem a menor expectativa de mudança, ate que o curinga incomodado em conviver com seu criador e por ele ser um homem capaz de com a força de a imaginação criar seres andantes e falantes, verdadeiros protótipos humanos. Se revolta e torna publico o segredo da criação, a ilha imaginária desaparece como mágica assim como apareceu.

Mágica. Na verdade tudo não passa de um grande truque de mágica, os homens seriam os espectadores que sempre se impressionam e tentam desvendar o segredo da mágica, ou pode ser o coelho, que sem motivo nem raciocínio é a estrela do truque, porém não sabe ao menos por que saiu da cartola. Nas ilhas de Michael Bay e Jostein Gaarder a atitude de um, mudou a vida de milhares. Sejamos a atitude, questionadora e espectadora desse show, que muda o mundo e cria sua própria ilha, Seja você a ilha.

Um comentário:

  1. Adorei o texto...e claro que, a citação de O dia do Curinga me ganhou. +_+

    Tento ser todos os dias o curinga da minha ilha, mas é complicado ser um curinga. Todos os dias...ilhas são desmacaradas e outras criadas...

    sempre foi assim..e sempre será. É um circulo sem fim.

    ResponderExcluir